FALANDO COM DEUS

 

Talvez você esteja entre os milhões de pessoas que oram. Porém alguma vez perguntou a si mesmo se está na verdade encon­trando Deus? Algumas pessoas sentem curiosidade acerca da oração, porém são cépticas quando pensam se ela não será outra coisa mais que uma simples emoção humana.

                                                                    .                                                                                                                      _                            ".                                .,                            .

Necessitamos entender se a oraçao esta num nivel pessoal,

para podermos orar com alegria e propósito.

Comecemos por perguntar o que significa a definição de oração diz-nos que orar é fazer dirigir-se a ele.

Isso é todavia, uma definição clínica e evidente em si mesma.

Richard Allen, um professor cristão e ministro, tem uma melhor definição da oração. "Não será que a oração significa mesmo falar com Deus? pergunta ele. Assim já começamos a entender alguma coisa, porque orar é simplesmente comunicar com Deus, e a palavra "com" é activa neste caso.

_ A oração_ é falar com  Deus e não só. Mais do que isso oraçao crista e falar com o supremo Criador do universo Deus (João 1:1).

        Como tal contacto é possivel entre nós, insignificantes

se_es humanos,e o grande Deus, é um mistério maravilhoso.

        Pensemos bem nisto; sendo nós espiritualmente imperfeitos

temos acesso ao grande Deus e podemos chegar à Sua Santa presença!

O Novo Testamento diz-nos que podemos entrar na presença de Deus porque Jesus pagou pelos nossos pecados e nos reconciliou com Deus pela sua morte na cruz (Hebreus 10:19-22). Por meio de Cristo, disse o apóstolo Paulo, "temos acesso ao Pai por um mesmo Espírito"

(Efésios 2:18). A actividade do Espírito é a chave da oração. Isso é porque uma oração espiritual não pode ser oferecida a menos que seja motivada por este Espírito - o Espírito Santo de Deus.

Naturalmente que qualquer pessoa pode oferecer orações a Deus. Do mesmo modo que um discurso, podemos dizer que Deus ouve

as orações de toda a gente, simplesmente porque ele é Deus.

Jesus disse-nos que Deus dá a chuva e o sol a todos, inclu­indo os injustos (Mateus 5:45). Paulo disse aos atenienses não crentes que Deus "é quem dá a todos a vida, o alento e todas as coisas "Hebreus 17:25).

Ainda que qualquer pessoa possa orar a Deus, uma pessoa justa beneficia_deum novo nascimento e tem uma benção especial

na oração. "A oração do justo é poderosa e eficaz" (João 5:16). Com efeito, a oração que comunica completamente com Deus, deve

ser oferecida no Espírito.

Se tivermos o Espírito Santo actuando nos nossos corações

e nas nossas mentes, falamos com Deus como nosso Pai celestial. Paulo disse, "Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: "Aba, Pai! " (Gálatas 4:6). Este Espírito

"testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus" (Roma­nos 8:16). A oração, então, tem um significado especial se somos filhos espirituais de Deus. Podemos falar com Deus como uma crian­ça fala com o seu pai.

Quando Jesus ensinou os seus discípulos a orar, começou dizendo-lhes: "Vocês devem orar assim://Pai nosso que estais no céu"    (Mateus 6:9 e Lucas 11:2).       .

 

 

 

 

Para os filhos de Deus, a oração é algo que desejam desen­volver desde o mais íntimo do seu ser. Isso é porque estão moti­vados pelo Espírito Santo - que está neles para comunicarem com

o seu Criador.

 

Muita gente tem uma ideia falsa sobre a oração. Pensam que se esforçarem por orar um certo tempo em cada dia - especi­almente quando não o desejam - os aproximará mais de Deus. Mas para os que são filhos de Deus, não é assim que actua a oração.

A oração não é um truque mágico, não é algo que se o fi­zermos ou nos obrigamos a fazer - dará lugar a que entremos em contacto com Deus. Oramos porque estamos próximo de Deus. Ora­mos porque Deus vive em nós por meio do Espírito Santo.

A nossa fervorosa comunicação por meio da oração ocorre nos cristãos porque neles é onde mora o Espírito Santo.

Judasi um líder da igreja primitiva do Novo Testamento

pronunciou-se sobre este assunto, dizendo: "Queridos irmãos,

mantenham-se no amor de Deusi edificando-se sobre a base da vossa santíssima fé e orando no Espírito Santo" (Judas 1:20). Paulo disse algo parecido: "Orem, em todo o tempo, com toda a oração e súplica no Espírito e vigiando nisto com toda a perse­verança, por todos os santos" (Efésios 6:18).

Como cristãos, oramos enquanto somos movidos pelo Espí­rito Santo - Deus em nós - para comunicarmos através desse Es­

pírito com o nosso Criador.

                         _   .              .,.                                ,                              .

O Esplrlto em nos, ajuda-nos tambem a formular as nossas

orações para que estejam de acordo com a vontade de Deus.

Isso é o que Paulo nos quis dizer quando escreveu; "na nossa debilidade o E&pírito ajuda as nossas fraquezas" (Roma­nos 8:26). Que debilidade ? _ a nossa dificuldade humana - de­vido'_s nossas limitações físicas e espirituais - que pode im­pedir que roguemos segundo a vontade de Deus. "Não sabemos que pedir", explico_Paulo, porém o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos que _podem' expressar-se com palavras, conforme a von­tade de Deus" (v. 27).

Esta é outra verdade maravilhosa sobre rito de Deus em nós é uma força em movimento, samos vê-lo nem senti_lo.

O Espírito de Deus em nós comunica com os nossos corações e mentes e ainda nos ajuda a formular os nossos pensamentos, mo­dificando-os para reflectir a vontade de Deus.

        Quando Oramos, podemos ter confiança de que Deus entende

os desejos dos nossos corações.

Vivendo Deus e Jesus Cristo em nós através do Espírito Santo, a oraçao nao é incoerente, emocionalmente vazia ou um simples monólogo.    '

A oração é um diálogo com Deus, de muito significado, através do Espírito. O nosso contacto pessoal com Deus e Jesus,

nosso Sumo Sacerdote, é igual ao que os discípulos falavam com Jesus Cristo quando ele estava na terra (João 14:15-23). Isso é

porque o Espírito Santo é Cristo vivendo em nós (Gálatas 2:20).

"O Senhor (Jesus) é o Espírito", disse Paulo (2 Corintios 3:17-18; e Jesus como nosso Sumo Sacerdote, é o mediador entre Deus e nós, incluso enquanto oramos (Hebreus 4:14-16; 1 Timóteo 2:5).

Corno obedecemos e confiamos em Deus, não podemos estar longe da Sua presença. _ por isso que podemos orar sempre e sempre oramos. O Antigo Testamento demonstra como os antigos israelitas tinham oportunidade de estar debaixo do cuidado pro­tector de Deus. Ele ofereceu-se 'morar entre eles - no Lugar San­tíssimo do tabernáculo e logo a seguir no Templo.

Eles podiam dizer: "Que outra nação existe tão grande como a nossa? Que nação há cujos deuses estejam tão próxi­mos de si como está de nós o Senhor nosso Deus cada vez que

o invocamos ?" (Deuteronómio 4:7). Quanto mais podemos nós dizer isto se somos cristãos?

Deus está sempre perto de nós, porque nós mesmos somos o Templo de Deus (CorÍntios 1:3-16-17). Ele vive em nós atra­ves do Espírito Santo, de modo que podemos orar sempre, em. qualquer momento, em qualquer lugar, debaixo de qualquer cir­cunstância.

Sabendo isto, oremos sempre, dando graças.

 

Paul Kroll

 

m/.

 

3_